ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/187
Título: O Tratado de Não Proliferação Como Uma Zona de Segurança e Cooperação Tratado de Tlatelolco na América Latina e Caribe
Autor(es): FREITAS DE SENA, Danielly Alcina
Palavras-chave: Tratado de Não Proliferação;
Zonas Livres de Armas Nucleares;
Tratado de Tlatelolco;
Prescrição de Armas Nucleares;
Regimes Internacionais;
Integração;
Data do documento: 2016
Resumo: O fim da Segunda Guerra mundial deixou marcas inesquecíveis na humanidade, decorrente das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, uma vez que a sociedade internacional passou a conhecer o grande perigo decorrente das Armas Nucleares. No período da Guerra Fria, quando a Rússia e outros países europeus começaram a desenvolver tecnologia nuclear, a população vivia em alarme constante, sob a perspectiva de que uma guerra nuclear poderia eclodir a qualquer momento. Assim ainda nesse período em 1962 foi criado o Tratado de Não Proliferação Nuclear, com o objetivo de restringir as ameaças providas dessas armas atômicas ― uma vez que não havia nenhum controle internacional de tal ameaça. O Tratado se estabeleceu primeiramente em áreas inabitadas ou pouco habitadas, mas logo se expandiu para diversas regiões do globo caracterizando-se como um Regime Internacional. Com essa expansão em 14 de fevereiro de 1967, surgiu à primeira Zona Livre de Armas Nucleares que cobria uma área densamente habitada. Essa zona foi estabelecida através do Tratado de Tlatelolco que se estende por toda a América Latina e Caribe e por meio dele o continente latino-americano passou a fazer parte do regime internacional de proscrição de armas nucleares estabelecendo uma série de compromissos regionalmente e com as potencias nucleares. A sua criação foi uma grande conquista para toda região, pois fortaleceram os laços econômicos, políticos, culturais e de segurança entre os Estados e tornou-se um grande marco para as Relações Internacionais. O presente artigo tem como objetivo analisar o Tratado de Não Proliferação, tendo como destaque o Tratado de Tlatelolco, sobre uma perspectiva dos Regimes Internacionais e os resultados dele para a promoção de integração na América Latina.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/187
Aparece nas coleções:Anais do III Seminário de RI



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.