ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1831
Título: A assistência da enfermagem prestada a mulheres em situações de perdas gestacionais.
Autor(es): MELO, Cássia Suellen Ferreira da Silva
MACIEL, Gabriella Bruna Santos
MADUREIRA, Noemy Salgueiro
ALBUQUERQUE, Nayale Lucinda Andrade
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa
Cuidados de enfermagem
Aborto
Natimortos
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção da equipe de enfermagem quanto aos cuidados ofertados às mulheres em situação de perda gestacional. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa em que participaram 20 profissionais integrantes da equipe de enfermagem de uma maternidade no município de Caruaru, Pernambuco. Dentre eles, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) passaram por uma entrevista individual com instrumento semiestruturado e utilização do critério de saturação de amostra para encerramento da coleta. Foi utilizada a análise de bardin na modalidade temática, resultando em dois núcleos temáticos: “a assistência baseada no protocolo assistencial” e “cuidado envolvendo aspectos emocionais”, onde tornou-se possível perceber uma assistência fortemente baseada nos protocolos assistenciais e seguimento do fluxo, embora seja perceptível a consciência da necessidade de uma assistência baseada no apoio emocional, na empatia e no direito à privacidade. A partir disso, foi possível concluir que há necessidade de pautar a assistência de enfermagem em princípios fortalecedores de sua qualidade, como a integralidade e uma abordagem centrada na pessoa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1831
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM PRESTADA A MULHERES EM SITUAÇÕES DE PERDAS GESTACIONAIS PDF.pdf198,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.