ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1825
Título: Competências profissionais de enfermagem: avaliação do conhecimento sobre a assistência inicial a vítimas de politraumatismo
Autor(es): NASCIMENTO, Iale Thaís Silva do
OLIVEIRA, Márcia Aparecida de Campos
MACEDO, Tamires Almeida de
OLIVEIRA, Diego Augusto Lopes
OLIVEIRA, Alecsandra Gomes de Lucena
Palavras-chave: Enfermagem em emergência
Traumatismo múltiplo
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: Avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem relacionado a assistência inicial à vítima de politrauma em situações de urgência e emergência, baseado nos preceitos do Advanced Trauma Life Support (ATLS). Métodos: Estudo transversal, com abordagem quantitativa. Realizado em um hospital de referência em trauma, com uma amostra de 16 enfermeiros e 37 técnicos em enfermagem. Os dados foram coletados por um questionário estruturado e avaliados por distribuição de frequências relativa e absoluta. Resultados: 37,5% dos enfermeiros obtiveram classificação ruim, 56,3% bom e regular e 6,2% ótimo. Já os técnicos de enfermagem 48,7% ruim, 51,3% bom e regular e nenhum conseguiu alcançar o conceito ótimo. Conclusão: Os resultados apontam a necessidade dos gestores hospitalares refletirem sobre a importância de ações de incentivo e execução de educação continuada almejando otimizar oprognóstico do paciente. Implicações Para Prática: A partir da pesquisa foi possível demonstrar a necessidade de educação continuada a fim de qualificar a assistência.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1825
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo para NTCC.pdf234,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.