Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1815
Título: | Corporificação em movimento: análise sobre a percepção do corpo com base em escritos específicos de merleau-ponty |
Título(s) alternativo(s): | Corporification in movement: analysis about the perception of the body based on specified writings of merleau-ponty |
Autor(es): | MELO, Jefferson José de FLORÊNCIO, Lucas Fillipe Mota GUIMARÃES JÚNIOR, Homero Pires |
Palavras-chave: | Percepção Fenomenologia Corpo Qualidade de vida |
Data do documento: | 30-Dez-2018 |
Abstract: | The objective of the present study was to contribute to the physical education professional practical based on the concept of perception in Merleau-Ponty. The method used was the narrative review, searching for books and articles that conceptualize the body and present a description of the body from the perspective of Merleau-Ponty. The findings were historical in relation to the author's context: a possible dialogue between the referred author and physical education. The perceptive structure in connection with nature and nature as a field to perception. It is concluded that it is possible to understand an essential opening towards the world, below and beyond the professional, enabling to them a sensibilization through the understanding that before needing the help of any professional we need the help of a human being as a human |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi contribuir com a prática do profissional de educação física a partir de uma reflexão teórica sobre o conceito de percepção em Merleau-Ponty. O método usado foi a revisão narrativa, buscando livros e artigos que conceituaram o corpo e apresentaram uma descrição do corpo pela ótica de Merleau-Ponty. Os achados foram históricos, no que concerne ao contexto do referido autor: um diálogo possível entre o referido autor e a educação física. A estrutura perceptiva em ligação com a natureza e a natureza como solo para a percepção. Conclui-se que é possível compreender uma abertura essencial, em direção ao mundo, aquém e além do profissional, possibilitando uma sensibilização do mesmo através da compreensão de que antes de precisar da ajuda de qualquer profissional, precisamos da ajuda de um ser humano enquanto ser humano. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1815 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO VERSÃO 5.0 RPS.pdf | 201,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.