ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1805
Título: Análise eletromiográfica de exercícios com carga axial e rotacional, sobre superfície instável e estável, em indivíduos treinados
Autor(es): LINS FILHO, Jerffeson de Souza
SILVA, Eduardo Carlos da
NASCIMENTO, José Jonas do
Palavras-chave: Treinamento de resistência
Força muscular
Ativação muscular
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos do serrátil anterior (SA) e peitoral maior (PM), em indivíduos treinados, submetidos a exercícios com carga axial e rotacional, em superfície instável e estável. Participaram do estudo 19 voluntários (24,2 ± 3,2 anos, 173,9 ± 8,3 cm, 71,3 ± 13,7 kg). Foi realizada 1 série de 5 repetições, por cada voluntário, cadenciada através de um metrônomo, nos respectivos exercícios: Supino reto, crucifixo e push up, em superfícies instável e estável, a uma intensidade de 50% de 1RM. Foram coletados os sinais EMG dos músculos SA e PM. Inicialmente foi verificada a normalidade dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk. Foi realizado o test t students para amostras independentes na comparação da atividade EMG, diante das seis situações. Foi definido para toda as análises um nível de significância de p≤0,05. Não foi verificada diferença significativa para os avaliados nos exercícios nas condições estáveis e instáveis e nos diferentes exercícios: push up, supino reto e crucifixo, tanto para os músculos SA e PM. O estudo concluiu que a direção da carga e o tipo de superfície, não altera o nível de atividade EMG dos músculos analisados em indivíduos treinados.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1805
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf187,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.