Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1784
Título: | A educação física, o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
Autor(es): | FERREIRA, JhonatanAllef de Oliveira SILVA, Humberto José Gomes da |
Palavras-chave: | Educação física Educação infantil Desenvolvimento psicomotor Cognição |
Data do documento: | 30-Dez-2018 |
Resumo: | A educação física promove diferentes contribuições no desenvolvimento motor, todavia a compreensão da relação entre as contribuições no âmbito motor e cognitivo são fundamentais para a elaboração de conteúdos mais adequados, além de proporcionar a criança estímulos de natureza mais ampla e integrada. O objetivo foi analisar a contribuição da Educação Física e seus benefícios para o desenvolvimento motor e cognitivo dos escolares da Educação Infantil. Trata-se de um artigo do tipo revisão de literatura. Inicialmente foram encontradas 82 fontes, dentre as quais, artigos, revistas, jornais e leis, após a adoção dos critérios de inclusão e exclusão 36 fontes foram adotadas. Observou-se que as aulas de Educação Física estruturadas e sistematizadas proporcionam um melhor desenvolvimento motor aos escolares, além de incrementos na coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, desempenho cognitivo, melhor eficiência na resolução de problemas e na tomada de decisão. Diante do exposto as aulas de educação física constituem um importante meio no aprimoramento e desenvolvimento motor de crianças, além de contribuir no aspecto cognitivo, constituindo um importante recurso na formação ampla do discente. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1784 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC VERSÃO FINAL.pdf | 294,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.