ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1779
Título: Conhecimento das manifestações orais pelos usuários de Caruaru – PE, frente ao tratamento oncológico
Título(s) alternativo(s): Knowledge of oral manifestations by users of Caruaru - PE, in face of cancer treatment Conocimiento de las manifestaciones orales por los usuarios de Caruaru – PE, frente al tratamiento oncológico
Autor(es): LORENA SOBRINHO, José Eudes
MELO, Eduardo Henriques de
LOPES, Alex Paiva de Siqueira
SILVA, Jéssica Camila de Miranda
ARAÚJO, Natália Carla Barros de
Palavras-chave: Câncer
Assistência odontológica
Manifestações orais
Antineoplásico
Radioterapia
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: os cuidados relacionados com a saúde oral são de fundamental importância no pré, trans e pós-tratamento oncológico, tendo em vista que nestes períodos podem surgir uma série de manifestações orais, onde os pacientes podem ou não possuir o conhecimento sobre estas. Objetivo: analisar os conhecimentos dos usuários em relação às manifestações orais decorrentes do tratamento oncológico. Método: tratou-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e transversal, realizada no Centro de Oncologia de Caruaru, Pernambuco, nos meses de fevereiro e março de 2018 onde foram selecionados 300 pacientes, em uma amostragem não-aleatória, que estavam em processo de tratamento oncológico ou que já haviam finalizado o tratamento. Resultados: os cruzamentos de variáveis com associação estatística significante (p ≤ 0,05) foram: entre o tipo (localização do tumor) e a manifestação oral, houve também associação significativa entre o tipo de tratamento com os sintomas xerostomia, mucosite, alteração do paladar e disfagia. Conclusão: a maioria dos pesquisados afirmou ter conhecimento de que após o tratamento para o câncer pode apresentar manifestações orais. Todavia, este conhecimento não foi referido quanto às características particulares de cada tipo de manifestação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1779
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC.pdf471,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.