ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1777
Título: Principais microrganismos vaginais em gestantes de alto risco
Autor(es): FREITAS, Letícia Fernanda Queiroz Freitas
MAIA, Larissa Rayanne da Silva Maia
DEUS, Maria Rafaela Azevêdo Rodrigues de
Palavras-chave: Gravidez
Vaginite
Candida
Candidíase vulvovaginal
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: vaginites são comuns durante a gestação. Os principais microrganismos causadores de vaginites são Candida spp., Trichomonas vaginalis e Gardnerella vaginalis. Estes patógenos vêm sendo associados a parto prematuro e baixo peso ao nascer. Objetivo: determinar a prevalência destes microrganismos entre gestantes de alto risco de uma maternidade na cidade de Caruaru, referência em pré-natal de alto risco no estado de Pernambuco. Material e método: trata-se de um estudo descritivo, no qual foram coletadas amostras de secreção vaginal com swab de gestantes de qualquer idade gestacional. As amostras foram destinadas à realização de esfregaço em lâmina corados pelo método de Gram, exame a fresco e cultura em ágar Sabouraud. Dados sociodemográficos e clínico-obstétricos foram obtidos das participantes através de questionário. Resultados: obtiveram-se amostras de 53 pacientes, onde 15 (28,30%) apresentaram cultura positiva para Candida spp. A maior prevalência de colonização por Candida se deu no terceiro trimestre de gestação. Outros microrganismos, como Trichomonas vaginalis e Gardnerella vaginalis não foram encontrados neste estudo. Discussão: a candidíase é comum durante a gestação devido às alterações hormonais. Neste estudo foi observado uma maior prevalência de candidíase no terceiro trimestre gestacional, como visto em outros estudos. Conclusões: o microrganismo mais prevalente neste estudo foi a Candida spp., que mesmo sendo comum durante a gestação, merece atenção dos profissionais de saúde pelo possível risco que pode oferecer à gestante e ao feto.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1777
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Principais microrganismos vaginais em gestantes de alto risc.pdf174,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.