ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1769
Título: Desenvolvimento farmacotécnico de orobase antimicrobiana a partir de extrato seco de eugenia uniflora l.: um estudo in vitro
Autor(es): XAVIER, Ana Caroline Costa
MELO, Carlos Gustavo de Franca
SILVA, Isabele Caroline Pereira da
CORDEIRO, Risonildo Pereira
Palavras-chave: Plantas medicinais
Toxicidade
Formulação
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: Os medicamentos de origem natural representam parte significativa das inovações do mercado farmacêutico e estudos sobre o tema possuem a finalidade de transformar o senso comum em conteúdo científico que volte para comunidade com segurança e eficácia no uso tanto de plantas medicinais quanto de produtos naturais. Dentro deste contexto o trabalho objetivou desenvolver uma orobase com efeito antimicrobiano a partir de extrato bruto seco de folhas de Eugenia uniflora L. (Pitangueira), utilizando técnica de maceração seguida de evaporação de solvente em aparelho rota evaporador a vácuo. Com o extrato finalizado seguiram-se os testes de efeito antimicrobiano (técnica de poços), toxicidade (contagem de Artemia salina) e de estabilidade (exposição da formulação a diferentes temperaturas), obtendo-se resultados significativos de atividade antimicrobiana contra patógenos de grande importância epidemiológica e com baixo índice de toxicidade. Concluiu-se ser de suma importância o estudo não apenas de novas espécies, mas também de espécies já consagradas para determinação de toxicidade, segurança e efeito.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1769
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eugenia uniflora - Professor Risonildo.pdf139,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.