ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1767
Título: Análise bacteriológica e morfológica do gelo utilizado para consumo em estabelecimentos de alimentação do município de Caruaru-PE
Autor(es): SANTOS, Karine André dos
COUTO, Joanne Cordeiro de Lima
REINALDO, Albiele Tatiana Guedes
COIMBRA, Cynthia Gisele de Oliveira
Palavras-chave: Gelo
Água
Coliformes
Bactérias heterotróficas
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: O gelo é composto por apenas água, um fator primordial de dispersão de micro-organismos. Se a água utilizada para a produção do gelo estiver contaminada com bactérias, o processo de congelação não as elimina, permitindo a transferência do seu conteúdo para os alimentos e bebidas, potencializando-se num veículo de infecções. Objetivo: Avaliar a qualidade bacteriológica do gelo utilizado para consumo em estabelecimentos alimentícios de Caruaru-PE, quanto à presença de coliformes totais, termotolerantes e contagem de bactérias heterotróficas. Método: Foi realizado um estudo exploratório, transversal, no qual foram coletadas amostras de gelo de 20 estabelecimentos no período entre agosto a setembro de 2018. Para análise da presença de coliformes, foi realizada a técnica dos tubos múltiplos. Para contagem de bactérias heterotróficas foi feita a técnica de Pour Plate. Resultados: Na análise morfológica 30% das amostras apresentaram características alteradas. Na contagem de bactérias heterotróficas em UFC/mL, nenhuma das amostras apresentou resultado superior a 500 UFC/mL, porém, as três amostras que apresentaram as maiores contagens apresentaram características morfológicas alteradas. A contagem de coliformes totais e termotolerantes mostrou que apenas 20% das amostras estão dentro dos padrões de consumo. Conclusões: Pôde-se concluir que 80% das amostras foram consideradas impróprias para consumo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1767
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.