ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1759
Título: Repercussões bioquímicas e hematológicas em estudantes em períodos de avaliação de aprendizagem: uma revisão integrativa
Autor(es): CORDEIRO, Aline de Oliveira
BERTO, Aline dos Santos
AZEVEVEDO, Letícia Barbosa de
Palavras-chave: Estresse
Estudantes
Cortisol
Hematologia
Homeostasia e Bioquímica
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: Relatar os principais aspectos bioquímicos e hematológicos relacionados ao estresse ocasionado pelo período de avaliação de aprendizado em estudantes universitários. Método: revisão integrativa realizada literatura nas bases dos dados: Google Acadêmico, Scielo e Lilacs, utilizando-se os descritores: estresse, estudantes, cortisol, hematologia, homeostasia e bioquímica, realizada em janeiro de 2018. Resultados: dos 261 artigos encontrados somente 28 atenderam aos critérios de inclusão definidos pela pesquisa. Os estudos foram publicados a partir de 2003, tendo a maioria dos estudos realizada em 2016, relatando o estresse em universitários, o comportamento e hábitos alimentares, utilizando a análise sanguínea. Identificou-se também a relação sociodemográfico com o risco de adoecimento, referente a transtornos mentais ocasionados pelo estresse. Conclusão: foram evidenciadas as alterações no perfil bioquímico e hematológico após uma exposição excessiva de cortisol, o que pode acarretar num estresse agudo, capaz de promover desequilíbrio na homeostase, principalmente em estudantes, por ter uma sobrecarga maior de esforço, tanto mentalmente como fisicamente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1759
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo final corrigido- TCC estresse, alterações bioquímicas e hematológicas.pdf198,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.