ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1756
Título: Influência do fenótipo ABO e RH sobre o desenvolvimento de doenças: uma revisão de literatura
Autor(es): TORRES, Tereza Juliana do Nascimento
SILVA, Charles Alves da
OLIVEIRA, Breno Belarmino Gomes Correa de
ESTEVES, Fabricio Andrade Martins
Palavras-chave: Fatores ABO
Tipagem sanguínea
Fator Rh
Patologia e autoimunidade
Data do documento: 30-Dez-2018
Resumo: Este trabalho aborda a influência da classificação sanguínea sobre o desenvolvimento de alguns processos patológicos e com isso, demonstra qual(is) o(s) tipo(s) sanguíneo(s) são mais frequentes em determinados tipos de doenças. Desta maneira, artigos evidenciaram a correlação de um tipo sanguíneo específico de desenvolver tal doença, como por exemplo a ocorrência de pacientes com Úlcera Gástrica, Úlcera Duodenal e Câncer Gástrico, onde foram apontados e comparados os resultados de todos os artigos, ressaltando qual o mais abrangente nesses pacientes, concluindo que o tipo O mostrou uma maior frequência em relação aos outros fenótipos em pacientes com essas patologias, ou ainda a relação e associação de desenvolver algum tipo de patologia ou incompatibilidade em relação ao fator Rh de algumas pessoas. Sendo assim expondo a relevância do estudo, onde foi verificado que os grupos sanguíneos já foram identificados como fatores associados a certas doenças.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1756
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DO FENÓTIPO ABO E RH SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS_ UMA REVISÃO DE LITERATURA . O.pdf260,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.