ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1752
Título: Diplomacia e religião: encontros e desencontros nas relações entre a santa sé e a república popular da China de 1949 a 2005
Autor(es): CARLLETTI, Anna
Palavras-chave: Relações internacionais
Religião
Diplomacia
Santa Sé
República popular da China
Data do documento: 28-Mar-2008
Resumo: O livro de Anna Carletti, uma tese de doutorado que tive o prazer de orientar, traz ao público brasileiro informações e análises fundamentais para a compreensão de um tema polêmico e mitificado, qual seja, o das relações da China Popular com o Vaticano e a religião católica. Italiana de nascimento e formação acadêmica e profissional, fluente em mandarim e ex-funcionária da biblioteca do Vaticano, a autora é uma especialista sobre o tema, com base em informações privilegiadas. Depois de realizar um estudo na Itália sobre as relações do Império do Centro com a Santa Sé e com o catolicismo dentro da China até 1949, ela se dedicou em seu doutorado à reflexão sobre o período atual. As complexas e contraditórias relações entre a China imperial e uma religião ocidental, com um centro político-administrativo localizado na Europa, professada por sacerdotes que chegavam acompanhando o colonialismo, se tornaram mais complicadas com o estabelecimento de um regime socialista em Beijing. Anna Carletti consegue desmistificar o discurso muitas vezes duro das duas partes e identificar os significados semânticos ocultos, mostrando outros níveis de contradição. O Império de cinco milênios e a religião universal de dois mil anos demonstram uma imensa capacidade de adaptação, que atualmente atinge notável nível de complexidade, num diálogo que persiste mesmo em meio a crises e ameaças. Demonstra que, muitas vezes, é o interesse de determinados grupos, de um lado e de outro, que produzem impasses. No final, ela demonstra que a obtenção de uma acomodação, desde que respeitado o interesse nacional chinês, está objetivamente ao alcance dos atores. Mas ainda falta superar alguns elementos subjetivos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1752
ISBN: 978-85-7631-111-9
Aparece nas coleções:Jornalismo - Referências Bibliográficas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Diplomacia e Religião.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.