ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1745
Título: A influência dos determinantes sociais em saúde nos casos de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika ocorridos na iv região de saúde de Pernambuco
Autor(es): LOPES, Bruna Cordeiro
BEZERRA, Deyvisson Weslley Gualberto
BRIANO, Maria Laís de França
FERREIRA JÚNIOR, Djair de Lima
SOARES, Efraim Naftali Lopes
Palavras-chave: Determinantes sociais da saúde
Infecção pelo zika vírus
Microcefalia
Saúde pública
Data do documento: 20-Dez-2018
Resumo: Elucidar os principais condicionantes sociais aos quais estão associadas às famílias atingidas pela síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e demonstrar a condição de vulnerabilidade social em que se encontra a população afetada por esta enfermidade nos municípios pertencentes à IV Gerência Regional de Saúde, em Pernambuco. Métodos: estudo descritivo de pesquisa observacional, com dados obtidos através de questionário aplicado às mães por conveniência. Resultados: foram avaliados 29 casos de síndrome congênita do Zika na região da IV Geres, a falta de saneamento básico mostrou-se presente em 67% dos casos observados e 20% das mães relataram não ter tomado a vacina contra rubéola e sarampo. Conclusão: a falta de saneamento básico e a precariedade imposta por outros determinantes sociais em saúde nessa região coincidiu com os municípios que apresentaram incidência de casos da síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1745
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC.pdf372,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.