ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1744
Título: Desenvolvimento de bala mastigável anticárie contendo extrato de punica granatum linn (romã) e myrciaria cauliflora (jabuticabeira)
Autor(es): MELO, Ayenne Santos de
SILVA, Miriam Renata da
OLIVEIRA, Marianne Queiroz de
Palavras-chave: Extratos vegetais
Atividade antimicrobiana
Odontologia
Data do documento: 20-Dez-2018
Resumo: Este estudo avaliou a ação dos extratos hidroalcoólicos de cascas de Punica Granatum Linn (Romã) e das folhas de Myrciaria cauliflora (jabuticabeira) incorporados a uma bala mastigável, também desenvolvida no estudo, sobre três linhagens de bactérias formadoras do biofilme dental, Streptococcus Mutans, Streptococcus Sanguinis, e Lactobacillus casei. Foram desenvolvidas duas formulações de bala, uma contendo sacarose e outra contendo xilitol. Ambas as formulações foram incorporadas aos extratos para determinação da atividade antimicrobiana, que foi determinada pelo método de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Inibitória Mínima de Aderência (CIMA). As balas de xilitol contendo o extrato de Punica Granatum Linn inibiram a aderência das cepas de Streptococcus mutans e Lactobacillus casei nas concentrações de 20%, 5%, 2,5% e 1,25%. Os resultados obtidos incentivam a realização de novos testes no produto a fim de viabilizar seu consumo futuro com finalidade terapêutica e aplicação odontológica.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1744
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL TCC ENVIAR.pdf232,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.