ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1736
Título: Análise fotogramétrica de alterações posturais na coluna vertebral, hábitos de utilização e dor em usuários de smartphone
Autor(es): VASCONCELOS, Aída Ariane Moreira
OLIVEIRA, Débora Raquel Pereira de
SOUZA, Carlos Eduardo Alves de
Palavras-chave: Smartphone
Postura
Coluna vertebral
Data do documento: 20-Dez-2018
Resumo: Descrever a prevalência de alterações posturais das regiões cervical e torácica, hábitos de utilização e dor em usuários de smartphone. Metodologia: Estudo transversal com caráter quantitativo e amostra de 256 jovens usuários de smartphone. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário e análise fotogramétrica. Resultados: Foram encontradas alterações posturais nas vistas anterior, lateral direita e esquerda e posterior, dor (69,53%) e hábitos lesivos na coluna vertebral dos universitários como: frequência de uso > 20 vezes ao dia (58,6%), duração de uso diário > 4 horas (50%). Conclusão: A maior prevalência de alterações posturais foi na variável assimetria horizontal da escápula em relação a T3, ademais, a maioria utiliza o aparelho por mais que 20 vezes ao dia e apresenta uma alta frequência para dor na coluna vertebral, isto elucida a importância do olhar voltado às possíveis alterações posturais causadas pelo uso de tecnologias como o smartphone, como um componente de saúde.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1736
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CORRIGIDO AGORA VAI.pdf226,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.