ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1723
Título: Avaliação da eficiência energética e aplicação de energia solar fotovoltáica: estudo em uma indústria metalúrgica em Caruaru
Autor(es): ALVES, Eduardo Felipe Quixabeira
BEZERRA, Eduardo Freud Ferreira
LEITE, Maria Gracielly Alves
Palavras-chave: Energia elétrica
Motores elétricos
Placas solares
Telhas translucida
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Este projeto visa avaliar a eficiência energética de um empreendimento, estudando as oportunidades de cada meio para melhorar o uso da energia elétrica. Melhorar a eficiência significa fazer o consumo de energia primária necessária para produzir um determinado serviço de energia, os processos podem acontecer em qualquer etapa da cadeia das transformações. O objetivo principal foi avaliar a eficiência energética na indústria metalúrgica. Por meio de análises e visitas de campo, foi possível propor medidas a serem tomadas para aumentar a eficiência, a instalação de energia renovável pode atingir uma economia de até 30%. O campo de estudo abrangeu uma unidade de iluminação solar através de telhas, troca de motores e instalação de energia solar fotovoltaica, de modo a suprir a demanda por energia elétrica limpa, renovável e economicamente viável e reduzir desperdícios. Através dos resultados obtidos puderam-se fazer levantamentos de consumo de energia de determinados setores da fábrica, podendo assim tomar iniciativas para evitar o desperdício elevando a eficiência energética da indústria, obtendo altos retornos financeiros, aplicando os três métodos juntos levantados nos trabalhos pode-se obter um retorno financeiro em alguns anos, tornando assim o projeto viável e eficiente, salientando que a aplicação atingiu uma economia inicial de 12%.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1723
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR TCC.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.