ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1721
Título: Avaliação energética e análise da aplicação de energia solar fotovoltaica: um estudo de viabilidade econômica em uma indústria de baterias
Autor(es): FONSECA, Dhebora Christina Ferreira da
SILVA, Igor Geraldo Alves Melo da
SILVA, Tiago Pinheiro e
Palavras-chave: Consumo energético
Baterias
Energia Renovável
ROI
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: A eficiência energética é classificada como capacidade de equipamentos, máquinas e pessoas operarem em processos ou ciclos os resultados desejados. O fluxo energético brasileiro do ano de 2016 gerou cerca de 29,2 % do consumo energético das fontes de petróleo e derivados sendo consumido pelo setor industrial, quando se fala de energia elétrica, cerca de 31,5% do consumo dessa fonte é absorvido pela indústria. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os elementos chaves dentro de uma indústria de baterias automotivas, situada em Caruaru-PE. Em prol de uma eficiência energética em seus equipamentos e processos, utilizando base em normas de gestão de energia, avaliando os pontos potenciais de consumo. A pesquisa é caracterizada por uma análise de dados dos setores internos da empresa, buscando identificar os elementos chaves que impactam diretamente no consumo energético e a possível implementação de placas fotovoltaicas no sistema de abastecimento da rede, mediante coletas de dados de forma quantitativa. A partir do estudo foi possível aprimorar o fluxograma do processo, detalhando usas etapas, facilitando a identificação e estratificação dos equipamentos que mais consomem energia életrica, ficando em evidência os carregadores elétricos com aproximadamente 28% do consumo dos equipamentos, outra analise possível foi a implementação de telhas translucidas chegando a obter um ROI de cerca de 3 meses. Dentre os resultados obtidos, foi possível descrever o investimento para implementação de placas solares fotovoltaicas no setor dos carregadores e seu tempo médio de retorno.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1721
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - ENG. PRODUÇÃO - FINAL.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.