ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1715
Título: Análise do discurso do jornal nacional: Um estudo de caso de como o negro brasileiro é apresentado no Telejornal
Autor(es): OLIVEIRA, Walkyria Jerônimo
Palavras-chave: Semiótica do discurso
Enunciação
Jornal nacional
Negro
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Este trabalho busca analisar como o negro brasileiro é apresentado no discurso do Jornal Nacional em 12 de suas edições, de 16 a 28 de abril de 2018. É um estudo de caso que se baseia na teoria semiótica do discurso de A. J. Greimas e seus seguidores: José Luiz Fiorin, Diana L. P. Barros e Yvana Fechin entre outros. Dedica-se a analisar o terceiro nível do percurso gerativo do sentido proposto pela semiótica, observando a relação do enunciador com o enunciatário, as projeções da enunciação no enunciado e identificando a tematização e a figurativização na construção do discurso. Com esta abordagem, é possível dizer que o enunciador Rede Globo apresenta ao enunciatário público telespectador o negro sem preconceitos. No entanto, está ligado a temas como pouca formação escolar, pobreza, morador da periferia, estar à margem da sociedade, trabalho informal, necessidade de solidariedade para se desenvolver, injustiça, crime e violência. Deste modo, reitera o senso comum de como o negro é visto pela sociedade brasileira.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1715
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA em 05 12 2018.pdf6,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.