ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1704
Título: Estudo das ações socioambientais de empresas multinacionais de plástico mediante a evolução das discussões das grandes conferências ambientais internacionais
Autor(es): PIMENTEL, Sarah Almeida
YUN, Vitor Jae Hyun
Palavras-chave: Meio ambiente
Conferências ambientais
Desenvolvimento sustentável
Plástico e multinacionais
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a participação do setor empresarial nas principais conferências ambientais buscando entender como estas conferências impactaram nas ações dos setores socioambientais de empresas produtoras e consumidoras de plástico através da investigação do material oficial disponível destas multinacionais. Considerando que atualmente o plástico é um dos principais poluentes do meio ambiente de acordo com as Nações Unidas (2018), almeja-se compreender como as empresas selecionadas que se utilizam deste material, seja na sua produção ou em seu consumo, atuam em prol de um futuro mais sustentável. Inicialmente é feito um relato histórico sobre o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável juntamente com o surgimento e crescimento das principais conferências que tem o meio ambiente como tema base para suas discussões. Posteriormente, verifica-se como se deu a participação do setor empresarial nestas conferências e, assim, é feito o estudo com base nos relatórios disponibilizados pelas empresas escolhidas, sendo estas as produtoras de plástico DOW Company e Sphere Group e a consumidora Arco Dorados, buscando compreender como as políticas socioambientais dessas empresas têm se desenvolvido no período pós-conferência. O presente estudo ocorre por meios bibliográfico e documental, e método de abordagem dedutivo, uma vez que parte de conceitos macros da política global ambiental, como desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental empresarial, para uma análise dessas questões nas duas empresas supracitadas; além de se utilizar de métodos procedimentais históricos e observacionais para coleta de dados. Ao analisar as empresas, baseado em informações provenientes de seus sites oficiais, percebeu-se que ainda que estas sejam familiarizadas com as temáticas ambientais e em alguns casos as empresas se empenhem para aplicação de políticas sustentáveis, ainda falta transparência e maior esclarecimento sobre o resultado e os processos destas políticas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1704
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL- SARAH E VITOR.pdf298,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.