ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1685
Título: Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica da água utilizada na comunidade escolar do município de Panelas-PE
Autor(es): BISSERA NETO, José Arruda
AMARAL, José Roniele Assis do
LEITE, Kayque Rodrigo da Silva
Palavras-chave: Água de abastecimento
Parâmetro físico-químico
Parâmetro microbiológico
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: A água é o recurso natural mais importante do planeta, e encontra-se suscetível às alterações causadas por contaminantes microbiológicos e químicos, podendo causar doenças tanto no homem, como em animais. Uma água aparentemente limpa pode ter contaminantes prejudiciais a saúde. Uma água potável deve ser adequada ao serviço doméstico, ter baixa turbidez, cor, sabor e odor, e baixos teores de sólidos em suspensão. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água da Compesa utilizada na comunidade escolar do Município de Panelas-PE nos serviços gerais. Foram coletadas seis amostras de água, sendo duas em cada unidade escolar, em dois pontos distintos: rede e reservatório (cisterna), em uma escola estadual e uma creche municipal do Bairro Centro e em uma escola municipal no distrito do município. Foram analisados os parâmetros físico-químicos: turbidez, pH, cor aparente, cloro residual livre, condutividade elétrica, alcalinidade, gás carbônico livre e cloretos e os parâmetros microbiológicos para Escherichia coli e coliformes totais. Os resultados obtidos revelaram que todas as seis amostras estavam de acordo com a legislação vigente para os valores de condutividade, alcalinidade e cloretos, e abaixo dos valores permitidos: para o pH e cloro residual, em todas as amostras; o gás carbônico livre acima dos valores permitidos para as seis amostras; às análises para turbidez para a amostra EMRB-1 e para o cor aparente EJN-1 (torneira), EJN-2 (cisterna), ECETJA-1 (as duas) e ECETJA-2 (cistena), EMRB-1 e EMRB-2 (as duas) estavam fora do padrão de potabilidade. Para a análise microbiológica só as amostras ECETJA-1 e ECETJA-2 estão dentro do valor vigente permitido.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1685
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.