ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1488
Título: Qualidade das amostras citopatológicas cervicais em serviços públicos de rastreio do câncer cervical do agreste Pernambucano
Autor(es): NEVES, Athayná Rebeca Martins
SILVA, Niwzabelly Renatha Santana
SILVA, Sandra Sabrina Honório da
Palavras-chave: Citopatologia
Adequabilidade das amostras citopatologicas
Serviços públicos
Rastreio do câncer cervical
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Objetivo: verificar a qualidade das amostras citopatológicas dos laudos cervicais em serviços públicos do Agreste Pernambucano, analisando o percentual e principais causas de amostras insatisfatórias, além de fatores de qualidade que afetam a avaliação oncótica nos exames citopatológicos. Método: Trata-se de um estudo de pesquisa de campo, retrospectivo, descritivo e transversal, com dados dos arquivos de registro de exames citopatológicos nos sistemas digitais da IV GERES - Gerência Regional de Saúde situada em Caruaru, do período de Janeiro a Junho de 2016, por município. Resultados: Foram identificadas 27.535 amostras citopatológicas, onde 26.412 foram satisfatórias para análise e 1.123 insatisfatórias, sendo essas, 96 rejeitadas na pré-análise e 1.027 insatisfatórios para avaliação. Um total de 24,9% das amostras foram insatisfatórias por dessecamento como a causa mais frequente. Conclusão: Diante do relatado, a qualidade das amostras citopatológicas cervical nos diversos serviços públicos de rastreio do câncer cervical se encontram dentro dos índices esperados de qualidade. No entanto, a manutenção da qualidade dos serviços é fundamental para o sucesso do rastreamento.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1488
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.