ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1486
Título: Prevalência de sífilis em gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde do município de Catende-PE, no período de 2016
Autor(es): FRIAS, Iago Luiz Araújo de
SILVA, João Paulo Ferreira da
TEIXEIRA, João Henrique do Nascimento
Palavras-chave: Gestantes
Sífilis
Pré-natal
Treponema pallidum
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Objetivo: Determinar a soroprevalência e fatores associados para Sífilis em gestantes do Município de Catende-PE, no ano de 2016. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo com gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Catende-PE, no período de 2016. Os prontuários das gestantes foram analisados para se observar os resultados dos testes realizados para a Sífilis e outras variáveis relacionadas à gestante e a infecção. Os resultados foram armazenados e avaliados pelo Excel. Resultados: A soroprevalência para Sífilis nas gestantes avaliadas foi de 2,96% (8/270). A média de idade encontrada foi de 24 anos. A maioria das gestantes sororeativas para o anti-treponema pallidum eram pardas e solteiras, embora exista um percentual considerável de prontuários sem esse tipo de informação. Apenas metade dessas gestantes foram tratadas na rede de Atenção Básica, sendo que todas elas tiveram o diagnóstico no 1 trimestre da gestação. Conclusão: O estudo indicou uma baixa soroprevalência nas gestantes avaliadas de Catende-PE no ano de 2016, quando comparado a outros trabalhos no Nordeste Brasileiro. Apesar disso, ainda há irregularidades e pontos a serem melhorados na assistência pré-natal, podendo ajudar ainda mais na adesão ao tratamento durante a gravidez e consequentemente no controle da sífilis congênita.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1486
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo final de Sífilis.pdf562,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.