ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1485
Título: Soroprevalência para o vírus da varicela zoster (vvz) em universitários do curso de biomedicina no agreste Pernambucano.
Autor(es): SILVA, Camila Tenório Farias da
SANTOS, Danielle Clarice
BARBOSA, Vanessa Cristiane Gomes
Palavras-chave: Varicela zoster
Estudantes
Elisa
Anticorpo
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Objeto: A varicela popularmente conhecida como catapora é uma doença de característica infectocontagiosa, que é transmitida através do trato respiratório. Adultos infectados com oVírus da Varicela Zoster (VVZ), a patologia pode apresentar um agravo maior, refletindo em um alto número de hospitalizações, complicações secundárias e óbito. Objetivos: Determinar a soroprevalência para o VVZ emUniversitários do Curso de Biomedicina no Agreste Pernambucano. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal descritivo, com estudantes de Biomedicina da Asces-Unita, no período de agosto/2017 a fevereiro/2018. Os estudantes preencheram um questionário e o soro dos participantes foram testados para a pesquisa de IgG para o VVZ, por meio do kit Serion Elisa classic. Os resultados foram armazenados e avaliados pelo Microsoft Excel®. Resultados: A média de idade dos alunos foi de 22,06 anos. A maioria dos estudantes era do sexo feminino, tinha uma idade entre 19 e 25 anos, alegou ter tido catapora, afirmou não saber se tomou vacina e nunca tinha feito sorologia para o VVZ. A soroprevalência para o VVZ foi de 85,87%, porém foi observado que 10,87% dos alunos não apresentavam anticorpos para o vírus.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1485
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo Varicela.pdf572,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.