ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1473
Título: Avaliação da resistência de união entre a dentina irradiada com laser de alta potência (808 NM) e sistemas adesivos universais
Autor(es): SOUZA, Alex Ferreira de
BEZERRA, Leonardo Figueirôa
ARRUDA, Nataline Emanoely Araújo de
MOTA, Cláudia Cristina Brainer de Oliveira
Palavras-chave: Resistencia à tração
Dentina
Adesivos dentinários
Lasers
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Introdução: Na era da Odontologia adesiva diversos materiais são produzidos com técnicas mais simplificadas e promessa de melhores resultados clínicos. Objetivo: Comparar a resistência de união de sistemas adesivos universais, através de ensaio de microtração, em superfície de dentina tratada ou não com laser de diodo (Thera Lase Surgery, DMC) de alta potência. Material e Método: Foram selecionados 20 dentes bovinos e removida o esmalte da face vestibular próximo à região de terço cervical. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos, conforme o sistema adesivo e o protocolo de irradiação empregados: G1, laser + Ambar Universal/FGM; G2, laser + Optibond All-in-one/Kerr; G3, Ambar Universal (não irradiado); G4, Optibond All-in-one (não irradiado). G1 e G2 foram irradiados com 808 nm, 2 W, 120J, 20 pps, 60 seg/cm2. A técnica adesiva para todos grupos foi realizada conforme instrução dos respectivos fabricantes. Em seguida foram confeccionados blocos de resina composta com 5 mm de altura, e cortados palitos (1mm x 1mm) para realização do ensaio de microtração. Resultado: Foram aplicados os testes ANOVA one-way e Tukey para análise dos valores de força máxima (N), e resistência (Mpa), considerando p < 0,013. G2 apresentou os melhores resultados para as variáveis testadas (44,7 N ± 29,9 e 31,07 Mpa ± 20,5), enquanto o G4 apresentou o pior desempenho (10,2 N ± 3,70 e 7,14 Mpa ± 2,57). Conclusão: O laser mostrou resultados significativos para o sistema adesivo Optibond Allin- one, todavia o sistema adesivo Ambar Universal apresentou melhores resultados quando aplicado nas amostras não irradiadas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1473
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARTIGO.pdf193,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.