ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1469
Título: Manifestações orais em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia: estratégias de controle e tratamento
Autor(es): XAVIER, Larissa Stefany de Andrade
SANTOS, Juliana Patrícia Almeida
FERRAZ, Carlos Rodrigo Gomes
LORENA SOBRINHO, José Eudes de
Palavras-chave: Manifestações bucais
Saúde bucal
Quimioterapia combinada
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: O objetivo do trabalho foi descrever as manifestações orais em pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia e suas estratégias de controle e tratamento através de revisão da literatura. Os cuidados odontológicos aos pacientes submetidos a estas terapias buscaram a manutenção da saúde oral, contribuindo para a saúde geral e mental do indivíduo. Os estudos apontaram manifestações bucais indesejadas, como dermatite, mucosite, xerostomia, perda do paladar, disfagia, trismo, cárie e osteorradionecrose, todas capazes de comprometer a qualidade de vida e ocasionadas pelo comprometimento de desempenho das funções das glândulas salivares e outras alterações sistêmicas. Considerando a alta morbimortalidade do câncer, a prevenção e o diagnóstico precoce de manifestações bucais decorrentes de seu tratamento significaram eficácia na melhoria do prognóstico.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1469
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINALIZADO pdf.pdf190,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.