ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1462
Título: Aspectos epidemiológicos de diagnósticos de tuberculose, confirmados por baciloscopia e cultura, em um centro de saúde do município de Caruaru-PE, entre os anos 2015 e 2016
Autor(es): SILVA, Fábio Ribeiro da
ROCHA, Shênia Michelle Silva da
SILVA, Simone Ferreira da
Palavras-chave: Epidemiologia
Doenças endêmicas
Saúde pública
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: (a) Objetivos: determinar os aspectos epidemiológicos, a partir da análise dos diagnósticos de tuberculose em um Centro de Saúde do município de Caruaru-PE, entre os anos de 2015 e 2016. (b) Material e Métodos: o tipo de estudo é epidemiológico, retrospectivo, foi realizado em um Centro de Saúde localizado no município de Caruaru-PE, no setor de baciloscopia. Foram obtidos dados sobre o sexo, idade, endereço e o resultado nos exames laboratoriais. A tabulação dos dados foi realizada através do Software Microsoft Office Excel®. (c) Resultados: no ano de 2015, foram realizados 1279 testes de diagnósticos em pacientes residentes em Caruaru-PE. Deste total 12,35% foram diagnosticados com tuberculose. Em 2016, foram realizados 1560 testes, destes, cerca de 7,5%, foram positivos. A respeito do sexo e faixa etária foram em sua maioria indivíduos do sexo masculino e faixa etária entre 19-39 anos e 40-59 anos. Os locais com maiores números de casos registrados são caracterizados como populosos e com condições socioeconômicas precárias. (d) Conclusões: portanto há uma maior necessidade de atenção por parte dos profissionais de saúde para esta região, bem como a criação de políticas públicas em prol de reduzir os números de casos de tuberculose em todo o território nacional.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1462
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo corrigido.pdf590,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.