ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1443
Título: Efeitos dos exercícios de cawthorne e cooksey na redução do Risco de quedas em idosos institucionalizados: uma revisão de literatura
Autor(es): FERREIRA, Renata U. Lopes
SOUZA, Jady L. Silva
CABRAL, Rosangela de M.
Palavras-chave: Envelhecimento
Equilíbrio postural
Fisioterapia
Acidentes por quedas
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Objetivo: identificar os efeitos da aplicação dos exercícios de Cawthorne e Cooksey na redução do risco de quedas em idosos institucionalizados. Métodos: foi realizada análise de artigos científicos, publicados em periódicos indexados nas bases de dados eletrônicas PubMed/Medline, Lilacs e SciELO, através dos seguintes descritores: Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Fisioterapia, Acidentes por Quedas. Foram encontrados 55 artigos, mas apenas 11 deles apresentavam intervenção. Foi estabelecido um limite cronológico de 18 anos, considerando apenas conteúdos publicados entre 2000 a 2018, sem restrição idiomática. Foram incluídos no estudo artigos originais que tratem do tema abordado e estejam disponíveis integralmente. Foram excluídos os estudos não disponíveis na forma de artigo original completo, que não realizaram experimentos com seres humanos, que incluíram outras condições dos idosos que não o risco de quedas e artigos que não justificaram seus achados, segundo os princípios fisioterapêuticos utilizados na prevenção de quedas. Resultados: não importa a faixa etária, o protocolo de exercícios de Cawthorne e Cooksey são benéficos em indivíduos que apresentam diagnóstico de comprometimento vestibular, melhorando equilíbrio e qualidade de vida, diminuindo assim o risco de quedas. Conclusão: Observou-se na literatura que exercícios de Cawthorne e Cooksey são benéficos tanto na redução do risco de quedas, como na melhora da qualidade de vida para indivíduos que apresentam distúrbio vestibular.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1443
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO 11.05.18.pdf142,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.