ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1441
Título: Prevalência de escoliose toracolombar funcional, dor na coluna vertebral e hábitos escolares em estudantes de escola integral de Caruaru-PE
Autor(es): SOARES, Andreza Uchôa Tenório Maia
NASCIMENTO, Nathalia Maria Vasconcelos do
COSTA, Thamys Mayra de Assis
Palavras-chave: Postura
Escoliose
Fisioterapia
Estudantes
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Postura correta é aquela que exerce um mínimo de estresse sobre a articulação. Contrariamente, a má postura, ocasiona a sobrecarga articular e pode ter etiologias variadas, tais como mobiliário escolar inadequado ou hábitos posturais inadequados. As escolas integrais são caracterizadas por uma maior permanência dos escolares em sala de aula, com um tempo mínimo de 6 horas. O aumento dessa carga horária de estudo relacionado ao posicionamento inadequado pode desencadear algumas alterações posturais. O presente estudo teve como objetivo detectar a prevalência de escoliose toracolombar funcional, dor na coluna vertebral e hábitos escolares em estudantes de escola integral de Caruaru-PE. Foi realizado um estudo de corte transversal, no período de fevereiro a março de 2018, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: entrevista através de um questionário e avaliação da postura em pé por meio de exame físico e software para avaliação postural (SAPO). Todos os participantes apresentaram escoliose funcional toracolombar, 41 participantes relataram a presença de dor, e, destes 42,6% referiam na coluna lombar. Destaca-se então a importância da Fisioterapia preventiva nestes escolares, com a finalidade de intervir precocemente na instalação e progressão destes desvios.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1441
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC pronto.pdf304,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.