ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1439
Título: Sintomas osteomusculares e hábitos esportivos em praticantes de jiu-jitsu: um estudo de prevalência e associação
Autor(es): FRANÇA, Carila Barbosa da Silva
PAIVA, Fabrícia Souza
ARAGÃO, Rafaela de Andrade Soares
Palavras-chave: Esportes de luta
Dor osteomuscular
Lesões em atletas
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Justificativa e Objetivos: A prática esportiva do Jiu-Jitsu traz inúmeros benefícios ao usuário, destacando-se o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social. Por ser uma arte marcial e modalidade esportiva que exige a repetição de movimentos durante o treinamento e competições, podem surgir sintomas osteomusculares em diversas regiões anatômicas. O objetivo desta pesquisa é verificar a prevalência e associação de sintomas osteomusculares e hábitos esportivos (tempo de prática, duração e frequência de treinos) em praticantes de Jiu-Jitsu. Materiais e métodos: Estudo de corte transversal, realizado na academia de artes maciais, localizada em Toritama- PE. A amostra foi selecionada através de conveniência. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário de registro de dados e questionário nórdico para sintomas osteomusculares. Resultados: Em relação aos hábitos de treinamento da amostra, 71,4% relataram acidentes durante o treino, 76,2% referiram dor e 52,4% referem durante o treino; Nos sintomas osteomusculares, as regiões anatômicas mais acometidas foram: joelhos (42,9%), ombros e parte inferior das costas (33,3%), punhos e mãos (23,8%). Sendo semelhantes aos resultados dos estudos publicados na literatura. Conclusão: Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir que os sintomas osteomusculares mais frequentes foram em joelhos, ombros e parte inferior das costas, e em relação aos hábitos esportivos, os acidentes durante o treino apresentaram maior frequência.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1439
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parecer TCC apos aprovação dvd.pdf253,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.