ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1429
Título: Vigilância e estímulo do pleno crescimento e desenvolvimento infantil: ações realizadas por enfermeiros da Atenção Básica de Saúde
Autor(es): PEREIRA, Lilian Paula da Silva
SOUZA, Natália dos Santos
SILVA, Suéllen Valderly
Palavras-chave: Crescimento
Desenvolvimento infantil
Atenção básica
Estratégia de saúde da família
Avaliação de serviços de saúde
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Objetivo: Avaliar as ações de vigilância e estímulo ao crescimento e desenvolvimento infantil realizadas por enfermeiros da Atenção Básica. Métodos: Estudo transversal, de natureza quantitativa e com uso de critérios da avaliação normativa (estrutura e processo), realizado em 40 unidades de Estratégia Saúde da Família da zona urbana do município de Caruaru-PE. Participaram da pesquisa 503 cuidadores de crianças menores de dois anos e 40 enfermeiros. Realizou-se análise descritiva com o auxílio do software Epi Info 7. O grau de conformidade das dimensões estrutura e processo foram avaliados segundo uma matriz de julgamento. Resultados: Percebeu-se elevada frequência de registro das informações referentes ao crescimento na Caderneta de Saúde da Criança, à exceção daquelas pertinentes ao Índice de Massa Corporal (13,5%). 72,7% destas não continham dados sobre os marcos do desenvolvimento. A dimensão estrutura foi classificada como não adequada ao demonstrar um grau de conformidade de apenas 64%, semelhante à dimensão processo, na qual 86% das ações estavam implementadas. Conclusões: Observaram-se fragilidades no seguimento das ações de estímulo e vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, denotando que incentivos para a melhoria dos serviços precisam ser realizados. Espera-se que estas informações possam servir para o planejamento e organização dos serviços de atenção básica.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1429
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL.1.pdf188,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.