ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1420
Título: Prevalência e associação entre os diferentes fatores de risco e a migrânea em adolescentes
Autor(es): SILVA, Emerson Nunes da
ALVES, Fábio Mateus
SANTOS, Kayk José de Lima
Palavras-chave: Migrânea
Adolescente
Álcool
Tabaco
Drogas ilícitas
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Objetivo: Analisar a prevalência e fatores associados à migrânea em adolescentes da rede pública de ensino no município de Caruaru. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, transversal, correlacional, com abordagem quantitativa e abrangência municipal. O estudo foi realizado nas Escolas de Ensino Público, localizadas no município de Caruaru-PE. A população deste estudo abrangerá adolescentes (14 a 19 anos) de ambos os sexos, matriculados em escolas da rede pública. Esperava-se que as proporções de estudantes diurnos/noturnos (cerca de 30/70). Para cálculo do tamanho amostral foram adotados os seguintes parâmetros: intervalo de confiança de 95%; erro máximo tolerável de 2 pontos percentuais; efeito do desenho (deff) = 2. Foi utilizado um questionário de rastreamento dos sintomas das cefaleias primárias (migrânea e CTT), elaborado de acordo com os critérios da International Headache Society (IHS). O procedimento de tabulação dos dados foi efetuado através do programa Epi Data (versão 3.1). A análise dos dados será realizada por meio do programa SPSS 10.0 para Windows. Resultados: Observou-se que 14,0% dos adolescentes tinham migrânea e que em relação aos comportamentos de risco, foram encontradas prevalências de exposição ao álcool, tabaco e drogas de 21,5%, 5,0% e 3,1% respectivamente do total da amostra. A migrânea foi associada com o consumo de álcool e cigarro, mas não obteve relação com nível de atividade física. Conclusão: Concluiu-se que o consumo de álcool e tabaco foi tido como fator de risco para migrânea em adolescentes. Ademais, não foi encontrada associação entre o nível de atividade física e a migrânea.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1420
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prevalência e associação entre os diferentes fatores de risco e a migrânea em adolescentes.pdf576,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.