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Título: Aplicação do método dáder em pacientes hipertensos de uma instituição filantrópica no município de Caruaru
Autor(es): MAIOR, Maria Aparecida Farias Souto
MELO, Kawannny Millena Alves de
SOUSA, Carlos Eduardo Miranda de
Palavras-chave: Método dáder
Atenção farmacêutica
Hipertensão
Data do documento: 31-Dez-2017
Resumo: A Hipertensão Arterial caracteriza-se pela elevação dos níveis tensionais no sangue e é considerada um dos grandes problemas para a saúde pública do Brasil. Nesse contexto, a Atenção Farmacêutica é importante, contribuindo tanto para a melhoria da adesão medicamentosa, como na farmacoterapia dos hipertensos, diante da identificação e resolução dos problemas relacionados aos medicamentos (PRM). O estudo foi realizado com pacientes idosos. Foram escolhidos 20 indivíduos aleatoriamente, independentes do sexo, com idade entre 58 e 98 anos, diagnosticados com hipertensão, que utilizavam continuamente medicamentos anti-hipertensivos. O processo de coleta dos valores pressóricos deu-se antes do início da aplicação do questionário, na parte da manhã, com o paciente em repouso. O objetivo desse estudo foi investigar e avaliar os Problemas Relacionados aos Medicamentos anti-hipertensivos e realizar a avaliação e intervenção farmacêutica. Foi aplicado o Método Dáder de Seguimento Farmacoterapêutico em pacientes cadastrados na Casa dos Pobres São Francisco de Assis, no município de Caruaru-PE, Brasil, durante três meses. O Método Dáder é um tipo de questionário utilizado pelos profissionais farmacêuticos onde os mesmos se responsabilizam pelas necessidades do paciente associadas ao uso de medicamentos. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e identificou-se que 60% dos pacientes apresentaram PRM, sendo necessárias 168 intervenções farmacêuticas, visando à resolução desses problemas. O PRM mais frequente foi apresentação de um problema de saúde por reação adversa causada pelo medicamento. A aplicação do Método Dáder resultou numa ampla avaliação farmacoterapêutica, que obteve melhoria na qualidade de vida dos pacientes em estudo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1367
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