ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1362
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana para obtenção de creme dermatológico a partir do extrato bruto seco da mimosa hostilis (mart.) benth (Jurema- Preta)
Autor(es): CAVALCANTI, Nattália de Lima
CORDEIRO, Risonildo Pereira
Palavras-chave: Mimosa hostilis benth
Creme
Plantas medicinais
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 31-Dez-2017
Resumo: A utilização de plantas medicinais para fins terapêuticos é uma das mais antigas práticas da humanidade. A jurema-preta (mimosa hostilis benth), faz parte do bioma da caatinga, pertence à família fabaceae. Este estudo buscou desenvolver a forma farmacêutica de um creme dermatológico a partir do extrato bruto da mimosa hostilis benth, bem como avaliar a sua estabilidade e atividade antimicrobiana através da técnica de poços, onde também foram apresentados os testes organolético e físico-químicos. Sendo comprovada a eficácia contra as bactérias: escherichia coli, kLebsiella pneumoniai, staphylococcus aureus e a levedura candida albicans. O creme produzido apresentou melhor espalhabilidade quando mantido sobre refrigeração. No teste organoléptico houve separação de fases nos cremes colocados na estufa a 37°C, e obteve-se melhor resultado nos cremes expostos à refrigeração. O extrato da mimosa hostilis benth, pode ser usado para combate de infecções, podendo ser utilizado para fins terapêuticos como relatado na literatura para fins antifúngico e anti-séptica.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1362
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo final.pdf165,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.