ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1336
Título: Correlação entre sintomatologia positiva de transtornos alimentares e consumo de álcool em escolares do ensino médio de referência de Caruaru
Autor(es): LIMA, Tatiane Ingrid Vieira de
GONÇALVES, Rebeca Naara Teles
SILVA, Monique Mirelle da
MELO, Michel Gomes de
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Adolescentes
Bebidas alcoólicas
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: Verificar a prevalência de sintomas de transtornos alimentares associada ao consumo do álcool em adolescentes estudantes de escolas de referência em ensino médio do município de Caruaru-PE. Métodos: Trata-se de um estudo analítico de corte transversal onde participaram 399 adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 19 anos que cursavam o ensino médio da rede estadual de referência de Caruaru/PE, Brasil. A seleção das escolas foi aleatória e as amostras por conveniência. Foram aplicados 4 questionários validados: Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT), Eating Attitudes Test (EAT-26), Bulimic Investigatory Test of Edinburgh (BITE-33 Versão para adolescentes) e um questionário socioeconômico. Resultados: Entre os adolescentes que apresentam sintomatologia positiva para transtorno alimentar, 80% (45) apresentam um consumo de baixo risco do álcool, 14% (8) apresentam uso nocivo, 4% (2) fazem uso abusivo e 2% (1) apresenta possível dependência da substância. Foi descoberto uma associação entre o consumo de álcool com a sintomatologia positiva para bulimia nervosa, com p <0,001. Conclusão: Através dos resultados obtidos, foi perceptível uma evidente correlação entre o consumo de álcool com a presença de sintomatologia positiva para bulimia nervosa (detectado através do instrumento BITE-33) com prevalência de 14% nos estudantes, dos quais todos apresentaram alguma frequência de consumo de álcool.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1336
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO PRONTO.pdf468,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.