ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1335
Título: Competências profissionais em saúde: um olhar sobre o câncer infantil na atenção básica
Autor(es): SILVA, Italo Ramon da
LIMA, Adryelle Camilo de
LIMA, Thaisa Milena de
Palavras-chave: Atenção primária de saúde
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Neoplasia
Sinais e sintomas
Diagnóstico precoce
Cuidados paliativos e educação continuada
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: Averiguar como as ações e competências, voltadas ao câncer infanto-juvenil, estão sendo desenvolvidas pelos profissionais médicos e de enfermagem das equipes da ESF do município de Caruaru. MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo com corte transversal. Foram entrevistados enfermeiros e médicos que atuavam em equipes de Saúde da Família do município de Caruaru entre maio e agosto de 2017, com resultados analisados no EPIINFO. RESULTADOS: Dentre os entrevistados a maioria eram enfermeiros, do sexo feminino, com média de atuação na ESF de 6,8 anos e especialidades na área de Saúde da Família, Pública e Coletiva. A maioria alegou ter conhecimento sobre a sintomatologia do câncer infanto-juvenil, mas, ao analisar o conjunto de sintomas identificados percebe-se que 61% dos participantes possui um escore insatisfatório, desconhecendo assim, os sintomas que podem vislumbrar o diagnóstico precoce. A maioria dos participantes acredita que a atenção básica deve acompanhar a criança com câncer, porém, muitos nunca realizaram alguma assistência domiciliar ou deram orientações aos pais/cuidadores. CONCLUSÕES: Os profissionais possuem dificuldades em desempenhar as atividades necessárias para a identificação de sinais e sintomas de menores com câncer, bem como a realização, de forma efetiva, de um acompanhamento e cuidado com esses menores, seja por ausência de capacitações, seja pelo pouco conhecimento do seu papel diante dessas situações.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1335
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Competências profissionais em saúde um olhar sobre o câncer infantil na atenção básica.pdf408,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.