ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1330
Título: O impacto das palavras no acolhimento dos refugiados: uma análise de conteúdo dos discursos dos líderes de governo da Alemanha e Hungria (2011-2017)
Autor(es): MOURA, Camila Santos Barros
COSTA, Cléo Freire Vidal
Palavras-chave: Alemanha
Hungria
Discursos
Refugiados
Migrantes
Data do documento: 20-Nov-2017
Resumo: Diante do acirramento dos conflitos em países do Oriente Médio e do continente africano no século XXI, há o crescimento de massas migratórias. O modo como os Estados reagem ao crescimento deste fluxo pode ser percebido através dos discursos. Este artigo tem como objetivo verificar o impacto dos discursos de líderes de Estado da Alemanha e Hungria e a existência de políticas públicas nestes locais. O período analisado é de 2011 a 2017. A base teórica utilizada é o Construtivismo crítico, tendo como autor principal, Onuf. Ele demonstra, em sua obra de 1989, a capacidade dos discursos na construção da realidade social, o ato de falar é capaz de gerar ações e reações. A metodologia utilizada é qualitativa, apoiada por uma análise de estatística descritiva. Para análise dos discursos foi utilizados os software R, versão 3.1.2, e o suplemento Iramuteq. Constatou-se que os discursos influenciam na forma como os refugiados e imigrantes são vistos e recebidos nestas sociedades. Os discursos geram ações que repercutem de forma interna e externa nestes Estados e no seu comportamento relacionado à pauta. Este fato reforça a importância do discurso como ferramenta das relações internacionais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1330
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O IMPACTO DAS PALAVRAS NO ACOLHIMENTO DOS REFUGIADOS UMA ANÁ.pdf708,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.