ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1322
Título: Dilemas da securitização da saúde global no pós – guerra fria: o caso do HIV/AIDS (1999) e do ebola (2014 -2015).
Autor(es): SANTOS, Ana Paula Ferreira
Palavras-chave: Securitização
Saúde global
HIV
Ebola
Data do documento: 17-Nov-2017
Resumo: Com o fim da Guerra Fria emergiram nos Estudos de Segurança Internacional, vertentes teóricas que até então não tinham espaço nas discussões. A teoria da Securitização, surgiu a partir da proposta teórica da Escola de Copenhague, que é uma vertente nova, mais abrangente do que o tradicional Realismo. A pesquisa é qualitativa e analisa como doenças são inseridas na agenda de Segurança Internacional (securitizadas) e suas implicações para a saúde global, especificando o caso do HIV/AIDS (1999) e do Ebola (2014-2015). O artigo possui dados secundários, de órgãos multilaterais como da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde, assim como de acadêmicos, e discursos dispostos em jornais e no repositório institucional da The White House. Na primeira parte, será debatido sobre a teoria de Securitização; na segunda parte, será apresentado o processo de securitização do HIV/AIDS (1999), e na terceira parte, analisa-se a experiência do Ebola (2014-2015) averiguando possibilidade de securitização segundo os passos do HIV/AIDS (1999). Conclui-se que a Securitização das doenças não acarreta grandes benefícios a longo prazo para o Sistema de Saúde do país receptor da missão.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1322
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARTIGO - Ana.pdf659,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.