ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1306
Título: Auditoria no SUS: noções básicas sobre sistemas de informação
Autor(es): BRASIL, Ministério da Saúde
Palavras-chave: Sistemas de informação
Auditoria administrativa
Informática em saúde pública
Data do documento: 2004
Editor: Ministério da Saúde
Citação: BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Coordenação-Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica Auditoria no SUS: noções básicas sobre sistemas de informação / Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Coordenação-Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
Resumo: O conceito de auditoria (audit) proposto por Lambeck em 1956 tem como premissa a “avaliação da qualidade da atenção com base na observação direta, registro e história clínica do cliente”. A auditoria desenvolve atividades de controle e avaliação de aspectos específicos e dos processos e resultados da prestação de serviços. O trabalho de auditoria no SUS, é extremamente complexo, necessitando de uma grande quantidade de informações que precisam ser cuidadosamente extraídas, trabalhadas e interpretadas, pois muitos interesses e responsabilidades estão em foco quando se audita a saúde. Nesse sentido este guia vem dar suporte, trazendo os Aplicativos e Sistemas desenvolvidos e disponibilizados pelo Departamento de Informática do SUS – DATASUS, informações disponíveis na Internet, e outras fontes de dados de interesse do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS, bem como os diversos utilitários de apoio. Na elaboração deste guia foram consultados diversos órgãos, utilizando o recurso da Internet, tais como: Ministérios da Fazenda, Planejamento, Justiça e Previdência Social, FIOCRUZ, IBGE, FUNASA, SERPRO e, principalmente, o Ministério da Saúde e o DATASUS na busca de informações sobre documentação dos Sistemas e Aplicativos que hora nos propomos a estudar. Este guia está dividido em duas partes principais: Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS e Sistema de Informações Hospitalares - SIH/SUS. Isso para podermos tratar as informações separadamente, dentro de cada sistema, apesar de estarem os dois voltados para o mesmo fim.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1306
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva - Referências Bibliográficas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
auditoria NO Sus noções.pdf894,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.