ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1285
Título: A gestão do trabalho e da educação na saúde
Autor(es): BRASIL, Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Palavras-chave: SUS (BR)
Recursos Humanos
Data do documento: 2011
Editor: Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Citação: BRASIL, Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: CONASS, 2011.
Resumo: Com satisfação, apresento o livro A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, da Coleção para Entender a Gestão do SUS 2011. O tema é hoje um dos mais relevantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde e vem merecendo a atenção prioritária dos gestores e de todos aqueles que participam de algum modo dessa construção. O CONASS desenvolveu um trabalho significativo nessa área, nos últimos anos, com inúmeras iniciativas que contribuíram para o aumento do conhecimento, para a formulação das políticas e para a adoção de novas práticas nas Secretarias de Saúde. Uma pesquisa pioneira, em 2003, evidenciou a situação dos recursos humanos em todas as Secretarias Estaduais de Saúde e propiciou a realização do seminário sobre o tema em 2004, que possibilitou a Construção dos Consensos dos Gestores Estaduais sobre as políticas para o setor, documento que ainda hoje fundamenta nossa ação. A realização de novos concursos e planos de cargos, carreira e salários; a implantação de mesas estaduais de negociação; o planejamento, a modernização e a informatização do sistema de informação de Recursos Humanos (RH) nas SES; a formulação e implementação de programas de educação permanente, entre outras ações, foram levadas a cabo na maioria dos estados e continuam sendo prioridades das boas práticas de gestão. Afinal, sabe-se que o maior gasto em saúde é com pessoal. O livro aborda esses e outros tópicos importantes sobre o tema, além de apresentar as políticas e programas pactuados pelos gestores do SUS para operacionalização da Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com informações atualizadas e análises consistentes, de modo a tornar a leitura ágil e facilitar a compreensão de todos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1285
ISBN: 978-85-89545-69-3
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva - Bibliografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestão do trabalho e educação na saúde.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.