ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1275
Título: Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde.
Autor(es): Ramos, Marise
Palavras-chave: Educação profissional
Pedagogia
Processo de ensino aprendizagem
Escola técnica
Sistema único de saúde
Projeto político pedagógico
Data do documento: 2010
Citação: Ramos, Marise. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ 2010.
Resumo: A busca por explicitar teorias e práticas educativas presentes no cenário histórico da Educação Profissional em Saúde, empreendida pela autora deste texto, Marise Ramos, institui conhecimentos e caminhos para a identificação e problematização de referenciais epistemológicos e eticopolíticos que orientaram as políticas de educação profissional em saúde no Brasil, desde a década de 1980 até a de 2000, em seus fundamentos e contradições. Relacionando a educação, as relações sociais de produção e reprodução do capital e a saúde, a autora enfrenta com sucesso o problema de uma investigação deste porte, em dois sentidos muito marcados. Primeiro, como uma questão de método, por tratar-se de um campo de pesquisa a ser configurado, definido, analisado e traduzido na linguagem articulada de um estudo crítico. Segundo, pela escassez de publicações científicas acerca da formação profissional do pessoal de nível médio e fundamental na área de saúde — trabalhadores que, em nosso país, são relegados a um aprendizado lacunar, tido como subalterno em relação à formação qualificada requerida e proclamada para os profissionais de nível superior.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1275
ISBN: 978-85-98768-50-2
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva - Bibliografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO, EDUCAÇÃO E CORRENTES PEDAGÓGICAS NO BRASIL OK.pdf799,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.