Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CRUZ, Maria Joelma da | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T13:56:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1273 | - |
dc.description | RESUMO Objeto desta pesquisa, a extensão universitária, desempenha uma importante função no processo de formação acadêmica. É contemplada nas principais normativas que sustentam a política da educação superior no Brasil, compondo o tripé que sustenta a dinâmica metodológica do ensino superior no país, sendo vinculada de forma indissociável das práticas de ensino e pesquisa. Em tempos de precarização do ensino, em virtude da mercantilização da educação, a extensão universitária tem sua efetivação fragilizada, uma vez que as IES focalizadas apenas no ensino ganham cada vez mais espaço no cenário atual. A graduação em serviço social é atualmente um dos cursos que tem maior oferta em IES na modalidade de ensino à distância, o que tem levantado críticas por parte das entidades como ABEPSS e CFESS. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar os avanços e desafios da extensão universitária para formação em serviço social, a partir da experiência do curso de serviço social da ASCES/UNITA, Caruaru – PE. Como resultado desta pesquisa, pode-se sinalizar estratégias para o fortalecimento da prática da extensão no curso de serviço social desta IES. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como técnicas utilizadas para a pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos, tais como: normativas do ministério da educação (MEC), normativas da associação brasileira de ensino e pesquisa em serviço social (ABEPSS) e relatórios de projetos de extensão do laboratório de estudos, políticas e práticas sociais (LEPPS). A análise dos dados será realizada seguiu as orientações da análise crítica do discurso (ACD) proposta por Norman Fairclough. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Formação em serviço social e extensão universitária: avanços e desafios | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2018-05-05T13:56:31Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA JOELMA DA CRUZ.pdf | 677,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.