ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1259
Título: Envelhecimento, mobilidade urbana e saúde: um estudo da população idosa na clínica da terceira idade em um município no agreste de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Elane Francisca da
SILVA, Michelle Krisllen Pereira da
ANTUNES, Fernanda Maria de Melo
Palavras-chave: Envelhecimento
Qualidade de vida
Serviços de saúde
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: O envelhecimento é um fenômeno complexo que está exigindo, cada vez mais, estudos multidisciplinares para seu melhor entendimento e compreensão. Parte do pressuposto de que envelhece significa favorecer oportunidades para que os indivíduos possam optar por estilos de vida saudáveis. O estudo objetivou descrever a capacidade funcional da população idosa, da Clínica da Terceira Idade do Município no Agreste de Pernambuco. Trata- se de um estudo descritivo de corte transversal, com uma amostra representativa de 50 idosos, como critério de inclusão: a faixa etária a partir de 60 anos definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Várias ações individuais dos idosos foram observadas, como: Sair de casa utilizando um transporte 88% (n=44), sair de casa para curtas distâncias 92% (n=46), preparam sua própria refeição 86% (n=43). Referindo-se à capacidade funcional do grupo estudado, os relatos dos sujeitos envolvidos revelaram o perfil desses idosos, o vínculo familiar e a procura pelos serviços de saúde.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1259
Aparece nas coleções:TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Elane e Michelle 08.11 versão final.pdf166,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.