ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1247
Título: Soroprevalência e fatores associados para o toxoplasma gondii em gestantes atendidas em uma maternidade no agreste meridional de Pernambuco.
Autor(es): LIMA, GrasyelleRayanne Valença Bezerra de
NASCIMENTO, IallaAyslanne Torres do
VASCONCELOS, Sabrina Neves
LIMA, Tamara de Carli da Costa
Palavras-chave: Gestante
Toxoplasmose
IgM
IgG
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: Detectar a soroprevalência do toxoplasma gondii e fatores associados em gestantes atendidas em uma maternidade do município de Caruaru – PE. Métodos: estudo quantitativo, analítico e transversal, incluindo 39 gestantes atendidas na maternidade de referência em alto risco do hospital Jesus de Nazareno, que realizaram pré-natal no mês de setembro de 2017. O método utilizado para diagnóstico foi o teste imunoenzimático indireto (elisa), onde observou a soroprevalência de igm e igg. Foram levadas em consideração as variáveis independentes idade, idade gestacional, hábitos alimentares, procedência, escolaridade e renda familiar. Resultados: a ocorrência de soropositividade para anticorpos nas gestantes foi de 48,71% com a análise sorológica, levando em consideração as que apresentaram igg positivo independente do igm ter positivado. Em relação a análise fatorial, o diagrama de pareto demonstrou que o igg positivo não é significativo, já que as gestantes poderiam apresentar previamente a gravidez, e o igm positivo pode estar relacionado com a fase aguda da doença, esta sim trazendo complicações. Já na análise das variáveis independentes, observamos que o maior número de gestantes, 52,63%, estavam no terceiro trimestre gestacional, 68,42% são da zona urbana, 36,84% não completaram o 1º grau, 68,42% possuem renda inferior a 1,5 salário mínimo e 36,84% ingerem alimentos propícios a contaminação. Conclusão: esse resultado é alarmante como problema de saúde pública, uma vez que, 63,15% das gestantes não tinham conhecimento sobre a doença. Visto isso, faz-se necessário ações de medidas socioeducativas em saúde para minimizar a transmissão e disseminação da mesma.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1247
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC.pdf218,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.