ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1242
Título: Avaliação do efeito dos corticóides no perfil lipídico dos pacientes transplantados renais de um hospital de urgência e emergência de Caruaru-PE
Autor(es): BEZERRA, Angela Moreira
MELO, Yallen Santos de
SANTOS, Geysa Morgane dos
Palavras-chave: Transplante renal
Corticosteroides
Dislipidemia
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: O transplante renal como alternativa para DRC implica na administração de corticoides. Esta utilização por um tempo prolongado pode provocar alterações no perfil lipídico, além do desenvolvimento de outras doenças. Objetivo: Avaliar o perfil lipídico de pacientes transplantados renais em uso de terapia imunossupressora de um hospital de urgência e emergência da cidade de Caruaru-PE. Materiais e Métodos: Os dados foram coletados por meio de banco de dados e prontuários dos pacientes transplantados renais. As variáveis tabuladas foram: idade, sexo, tipo de corticoide utilizado e valores de CT, HDL, LDL e TG, analisadas estatisticamente. Resultados: verificou-se que o grande parte dos pacientes acometidos estão entre idades iguais ou inferiores a 50 anos (61,20%), com maioria composta por homens (74%). Dentre estes, observou-se que (11,5%) apresentam Diabetes, hipertensão (25,7%), ou são portadores de ambas as patologias (11,4%). Praticamente todos fazem uso de Prednisona associado a outros corticoides, com medias e desvio padrão do perfil lipídico dentro de valores aceitáveis de acordo com o valor de (p), apesar de alguns valores alterados. Discussão: Os transplantados fazem uso de corticoides associados para evitar rejeição do órgão com menos toxicidade, contudo podem desenvolver diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo. A dislipidemia caracteriza-se pelo aumento principalmente de triglicerídeos e LDL, que podem trazer danos à qualidade de vida dos transplantado. Conclusão: Os prontuários não continham informações completas de exames bioquímicos contendo colesterol total e suas frações, e esta falha no monitoramento pode trazer danos à saúde do paciente, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1242
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo final tcc.pdf404,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.