ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1238
Título: Alterações hematológicas em pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico assistidos no centro de oncologia de Caruaru (CEOC)
Autor(es): LIMA, Daiane da Silva
Palavras-chave: Câncer
Quimioterapia
Alterações hematológicas
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: O câncer é denominado uma doença de crescimento desordenado das células caracterizado pela mutação do genoma celular. É considerado como um dos problemas mais complexos de saúde pública que o Brasil enfrenta pelo aumento gradativo e a incidência de mortalidade no país. Estima-se que para o biênio 2016-2017 ocorra cerca de 600 mil novos casos de câncer, sendo que 16.720 ocorra no estado de Pernambuco. O principal tratamento para estes tumores, é a quimioterapia que faz uso de substâncias citotóxicas que agem nas fases do ciclo celular impedindo proliferação das células malignas e ativando as vias de apoptose. Considerando que a toxicidade da quimioterapia antineoplásica pode acarretar em efeitos adversos como as alterações na linhagem hematopoética. Objetivo: avaliar as alterações hematológicas presentes nos pacientes em tratamento quimioterápico atendidos no Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC). Resultados: a avaliação dos estiraços de sangue periférico e dos prontuários analisados mostrou a presença de alterações hematológicas em 87, 65% da população estudada com os mais diferentes tipos de tumores malignos e o uso de fármacos antineoplásicos. Dentre as quais destacam-se; anisocitose, hemoglobina diminuída, linfocitose, monocitose e plaquetopenia. Conclusão: os diversos tipos de tumores bem como a quimioterapia acarretaram no surgimento de alterações hematológicas nos indivíduos. Contudo essas alterações podem influenciar no seu tratamento e prognósticos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1238
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.