ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1235
Título: Associação entre paridade, tipo de parto e padrões eletromiográficos da musculatura do assoalho pélvico em mulheres com incontinência urinária.
Autor(es): RAMALHO, Laíse Pereira
Palavras-chave: Incontinência urinária
Períneo
Eletromiografia
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: Identificar a associação entre paridade, tipo de parto e padrões eletromiográficos da musculatura do assoalho pélvico em mulheres com incontinência urinária. Métodos: Foi realizado um levantamento de campo descritivo exploratório, onde foram estudadas 12 mulheres adultas jovens, com histórico de partos pregressos, idade entre 40 e 60 anos, com relato de perda urinária involuntária. Foi aplicado um formulário de 26 questões com dados sociodemográficos, antecedentes pessoais, obstétricos e dados antropométricos. Em seguida, realizada a coleta de padrões eletromiográficos, através da eletromiografia (EMG) de superfície. Os dados foram tabulados no programa Excel para análise descritiva. Resultados: A média de idade das participantes foi 49±7,03 anos. A média de paridade foi 2,42±1 partos, sendo a de partos do tipo vaginal de 1,33±1,53 e cesáreos 1,33±1. A média geral do sinal eletromiográfico retificado das participantes com parto vaginal foi 1,21 e das com parto cesáreo 1,16. Das voluntárias com alta paridade, somente uma obteve padrão acima da média. Das com baixa paridade, apenas duas apresentaram padrões acima da média. Comparando-se as participantes com partos vaginais apenas duas obtiveram padrões acima das médias. Das submetidas à partos cesáreos somente uma atingiu valores acima da média. Conclusão: A diminuição dos padrões eletromiográficos da musculatura do assoalho pélvico não esteve diretamente relacionada ao parto vaginal nem a alta paridade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1235
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Associação entre paridade, tipo de parto e padrões eletromiográficos da musculatura do assoalho p.pdf276,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.