ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1234
Título: Lombalgia ocupacional: utilização da estimulação elétrica transcutânea (TENS) e da corrente interferencial Vetorial (CIV) na melhora da capacidade funcional e qualidade de vida.
Autor(es): CABRAL, Rosangela OLIVEIRA, Micaela SILVA, Patrícia VIANA, Marcelo
Palavras-chave: Exposição ocupacional
Dor lombar
Fisioterapia
Occupational exposure
Low back pain
Physiotherapy
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: No Brasil cerca de 10 milhões de indivíduos apresentam incapacidade associada à lombalgia e ao menos 70% da população terá um episódio ao longo da vida. Indivíduos com lombalgia realizam com dificuldade tarefas simples e muitas vezes apresentam dificuldades em deambular. Objetivo: Analisar os efeitos do TENS e da CIV na qualidade de vida e funcionalidade de mulheres com lombalgia ocupacional. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, realizado com 7 voluntárias, com idade entre 20 e 55 anos, com lombalgia crônica que trabalham na ASCES-UNITA na postura sentada. Foram utilizados dois questionários de avaliação sobre incapacidade funcional e qualidade de vida, além da avaliação fisioterapêutica. Em seguida a amostra foi dividida aleatoriamente em dois grupos, onde G1 recebeu intervenção através da TENS e G2 da CIV. Ao final de 5 sessões foram reaplicados os questionários. A análise dos dados foi realizada através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) – versão 15.0, os quais foram submetidos à estatística descritiva com determinação de mediana e erro padrão, além da distribuição de probabilidade. Resultados: Verificou-se que a média de idade foi de 32,33 anos, sendo a maioria com ensino superior completo e funcionárias do setor administrativo. A média do tempo da dor lombar foi de 6,18 anos. Na avaliação fisioterapêutica 77,77% apresentaram alguma sintomatologia dolorosa e/ou alteração de temperatura na região lombar. Os dados obtidos sugerem melhora da capacidade funcional e qualidade de vida, em ambos os grupos sem diferença entre eles, quando comparado aos resultados da avaliação inicial.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1234
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lombalgia Ocupacional Utilização da Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) e da Corrente Interf.pdf186,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.