ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1229
Título: Avaliação da qualidade de vida de pacientes com doenças reumatológicas
Autor(es): SILVA, Anatyele Mércia Borba da LARANJEIRA, Bruna Mayara Pereira SILVA, Lícia Vasconcelos Carvalho da LORENA, Suélem Barros de
Palavras-chave: Doenças reumáticas
Qualidade de vida
Avaliação
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: Avaliar a qualidade de vida de pacientes com doenças reumatológicas, atendidos na clinica escola de fisioterapia de um Centro Universitário do interior do estado de Pernambuco. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa observacional e descritiva, onde os voluntários assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e participaram de uma entrevista para coleta de dados sociodemográficos, bem como responderam o questionário de qualidade de vida SF-36. Resultados: Foram avaliados 08 indivíduos com prevalência do sexo feminino, com média de idade de 40 e 60 anos, onde 87,50% dos participantes relataram dor. A aplicação do questionário SF-36 demonstrou que os domínios Limitação por Aspectos Físicos e Dor foram os mais prejudicados de acordo com a amostra estudada, enquanto o Estado Geral de Saúde foi o domínio menos comprometido. Conclusão: Foi observado que pessoas acometidas por doenças reumatológicas apresentaram Qualidade de Vida considerada ruim, principalmente por Aspectos Físicos, Capacidade Funcional e Dor, enquanto a percepção do Estado Geral de Saúde apresentou-se como boa na maioria dos voluntários. No entanto, faz-se necessária a realização de estudos com maiores amostras para melhor comprovação científica destes resultados.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1229
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC 01outFinalizado.pdf293,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.