ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1226
Título: Efeitos do conceito bobath nas complicações neuromotoras de crianças com paralisia cerebral: uma revisão de literatura
Autor(es): PESSOA, Ana Karoline da Silva GARCIA, Edjayne Marques CARVALHO, Sâmara Suellen da Silva
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Modalidades de fisioterapia
Técnicas de exercício e de movimento
Pediatria
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: A paralisia cerebral ocorre devido a uma lesão que afeta o sistema nervoso central, e é caracterizada por um transtorno na regulação do tônus e da movimentação da criança. Uma estratégia bastante utilizada para o tratamento dessa população é o Conceito Bobath, que apresenta uma abordagem de resolução de problemas em indivíduos com distúrbios de função, movimento e controle postural. Objetivo: Identificar os efeitos da aplicação do Conceito Bobath nas complicações neuromotoras de crianças com paralisia cerebral. Metodologia: Trata-se uma revisão de literatura exploratória, realizada em um limite cronológico de 5 anos através das bases de dados SCIELO, LILACS e PUBMED, nos idiomas inglês e português. Resultados: Foram utilizados 4 artigos para esta revisão. Pagnussat, 2013, observou que o manuseio em decúbito lateral é benéfico para o desenvolvimento do controle de cabeça; Oliveira e Golin, 2017, relata que a associação entre o conceito Bobath e alongamentos diminui o grau de espasticidade e aumenta a ADM para dorsiflexão; Yalcinkaya, 2014, observou que o programa de reabilitação segundo o conceito Bobath tem um impacto positivo na redução da espasticidade e na melhora da função motora grossa dos pacientes com PC; Firmino, 2015, constatou que a aplicação do conceito Bobath causa uma melhora em relação ao controle de tronco e alinhamento postural. Conclusão: No presente estudo há indícios de que o Método Neuroevolutivo Bobath é eficazes, devido aos resultados positivos na redução da espasticidade, melhora da amplitude de movimento articular e do controle de tronco, favorecendo o desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1226
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BOBATH (1).pdf221,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.